O que é a Psicologia Energética?

Tudo começou nos anos sessenta e setenta, quando o mundo se voltava mais para o Oriente. Foi então que se desvendou de maneira mais pública a cultura do bem estar e de uma vida livre de estresse.

O termo Psicologia energética surgiu a partir da cinesiologia aplicada juntamente com os princípios da medicina chinesa. O psicólogo Dr. Roger Callahan, já na década de oitenta, começou a desenvolvê-la através de seus estudos como quiroprata e acupunturista.

Seguindo seus estudos, o australiano Dr. Diamond criou a Cinesiologia Comportamental. A partir daí já se combinava frases verbais positivas com as batidas nos meridianos da acupuntura.

Foi então que se desenvolveu uma série de técnicas, todas se baseando no mesmo princípio, em especial a TFT, ou Thought Field Therapy. A EFT se desenvolveu a partir dela.

Quando estamos sintonizados em um problema que nos aflige, despertamos o sistema elétrico, ou a energia ki, ou chi, que começa a atuar de maneira negativa. É necessário, então, um procedimento para livrar-se desse bloqueio de energia.

A psicologia energética tenta equilibrar, restaurar e melhorar o funcionamento da pessoa. Essa técnica está sendo usada atualmente no mundo inteiro, trazendo rápidos resultados e podendo ser facilmente aplicada tanto com o auxílio de um profissional quanto por si mesmo.

Apesar de fácil de aplicar, é poderosa o bastante para dar rápida solução a traumas e outros distúrbios. Ela combina a intervenção física usando os meridianos da acupuntura, os chakras e outros sistemas milenares de cura com as intervenções cognitivas modernas tais como a terapia por exposição.

Parte do princípio de que existe uma conectividade entre os diferentes sistemas do corpo, não distinguindo o corpo, mente e cérebro.

É bastante eficaz no tratamento do Distúrbio de Estresse Pós-Traumático (PTSD), ansiedade, fobias, vícios e muitos outros problemas mentais. Comparada ao tratamento de psicologia tradicional, tal como a psicanálise, a psicologia energética é mais rápida e na maioria das vezes sem dor.

A energia é a estrutura invisível para a saúde do corpo. O corpo é composto de certos meridianos e pontos energéticos que têm interdependência às células, órgãos e pensamentos. Se pudermos mudar essas energias, podemos influenciar nossa saúde, emoções e estado de espírito.

A grande vantagem da psicologia energética é que, ao estimular pontos energéticos do corpo, juntamente com a invocação de frases, ela pode mudar rapidamente o sistema eletroquímico do cérebro.

Comentários