Perguntas Frequentes

1. A EFT é boa para…?

A EFT trabalha no campo emocional, e tem ótimos resultados em abaixar o nível de estresse e ansiedade em nosso corpo.

Uma vez que grande parte das doenças físicas vem da parte emocional, podemos dizer que a EFT é boa para tudo. Isso não quer dizer que a EFT cura todos os males.

Na verdade, a EFT não cura. Ela ajuda a equilibrar as vibrações do corpo, para que o próprio corpo e mente se sintam bem a ponto de se auto-curarem.

Em outras palavras, a EFT é uma ótima ferramenta para a cura. E é bastante fácil de ser aplicada. Na verdade, o processo da EFT é igual para todos os males. Isso cria uma desconfiança de quem não a conhece. Isso porque estamos acostumados a ter um remédio específico para cada problema.

2. O que é a EFT?

• A EFT é como a acupuntura, só que não usamos agulhas, mas sim batemos com as pontas dos dedos. E ao mesmo tempo nos dirigimos a certos sentimentos e emoções. É a acupuntura sem agulhas ou acupuntura emocional.

• A EFT é como uma terapia em um atendimento psicológico, com o adicional do componente físico, que nos permite encontrar a raiz do problema de maneira mais rápida.

• A EFT é como uma hipnose, no sentido que tratamos com a mente e ao mesmo tempo trabalhamos com as energias sutis do corpo para uma melhor solução dos problemas.

• A EFT é como counseling, ou aconselhamento, adicionada a ações físicas que facilitam e agilizam a liberdade emocional.

A EFT parte do princípio de que “a causa de todas as emoções negativas é uma interrupção do sistema energético do corpo.” Ao nos sintonizarmos com a emoção negativa, que é a interrupção do sistema energético, e ao batermos nos pontos da acupuntura, nós desobstruímos esse bloqueio. Simples, não é?

3. Como se aplica a EFT?

Aplicar a EFT é bem simples. Veja no manual, ou no resumo A EFT em uma Página. Ao mesmo tempo em que o processo mecânico da EFT é igual para todos os problemas, a maneira como nos dirigimos a eles varia bastante. Isso requer encontrar a raiz do problema, seus diferentes aspectos e os sentimentos que o envolvem. Por isso, para que a EFT produza bons e rápidos resultados, precisamos conhecer um pouco sobre a sua aplicação. Veja o manual aqui.

4. Quantas sessões são necessárias?

De um modo geral, a EFT consegue resultados muito mais rapidamente do que em terapias convencionais. Para algumas pessoas, é possível ter resultados surpreendentes logo na primeira sessão, enquanto que outras levam um pouco mais de tempo.

De um modo geral, é difícil encontrar algum problema que não seja resolvido em até dez sessões. Em casos mais complexos como depressão, perda de peso ou doenças mais sérias, é possível que leve mais tempo.

5. É necessário acreditar na EFT para que funcione?

A resposta clara é, não! No entanto, é necessário que o paciente esteja aberto(a) ao processo. Pois se houver resistência, as energias continuarão bloqueadas e não haverá resultado positivo algum. Por isso, a instrução é deixar-se entregar e estar aberto(a) para ver o que acontece. Sem pretensões, positivas nem negativas.

6. Será que os benefícios alcançados vão permanecer?

De um modo geral os resultados alcançados permanecem, especialmente na área emocional. Para as curas físicas, os resultados são bastante duradouros também.

7. Será que os resultados da EFT são como o efeito Placebo?

O efeito placebo exige que o paciente acredite no processo e esse não é o caso da EFT. A EFT funciona acreditando nela ou não.

8. Existem efeitos colaterais negativos?

Se compararmos com a maioria de outros processos, a EFT é bastante suave e raramente causa efeitos colaterais. No entanto, não entre em temas muito carregados de emoção e traumas muito profundos se você não tiver a experiência suficiente. Procure um profissional para o caso.

9. É possível aplicar a EFT sozinho(a)?

Sem dúvida. A EFT é uma ferramenta de auto-aplicação. Apenas exige algum conhecimento básico de como aplicar e como encontrar os aspectos chaves (para isso, veja o manual). No entanto, para casos mais sérios, recomenda-se a aplicação junto a um terapeuta experiente. Também, juntamente com um profissional, a prática tende a ser mais efetiva e ter resultados mais rápidos.

10. É possível trabalhar com um terapeuta à distância, via telefone ou internet?

A EFT requer que você bata com a ponta de seus dedos em certos pontos do corpo. Não é necessário que o terapeuta esteja fisicamente presente, que poderá muito bem conduzi-lo(a) através de um contato via telefone.

11. É difícil de aplicar?

Pelo contrário. A EFT pode ser aplicada por qualquer um.

12. Quando eu tentei, a EFT não funcionou.

Pode ser que você tenha aplicado de uma maneira errada, ou melhor, não específica. A EFT está baseada na psicologia energética e por isso apenas bater nos pontos pode não dar os resultados desejados. Veja no manual para poder entender melhor a psicologia da EFT, tentando ser específico(a) na raiz do problema.

13. Por que a EFT ainda não é tão conhecida?

A EFT está ganhando popularidade cada vez mais, principalmente entre os profissionais da saúde. É possível que no futuro ela seja bem mais conhecida e uma das principais opções de tratamento devido ao seu custo baixo, facilidade de aplicação e, principalmente, porque funciona.

14. A EFT serve para quem tem distúrbios psicológicos ou psiquiátricos?

Sim. Mas isso somente poderá ser feito juntamente com o acompanhamento de seu psicólogo ou psiquiatra.

Comentários