Usando a EFT no dia a dia

Um dilema bastante interessante, que ocorre entre novatos e experientes, é fazer com que a aplicação da EFT seja um costume, eu diria até diário. E isso muitas vezes não é fácil.

A tendência é não usar a EFT no dia a dia, mesmo em momentos que seriam tão necessários. Nesses casos de emergência, nosso cérebro já segue uma rotina condicionada quando ele se bloqueia, resultando em atitudes mais primitivas de defesa. Essa é a lei da sobrevivência, parte de nosso instinto humano.

No entanto, isso não ajuda quando se pode parar o estresse do dia a dia e resolver fácil e rapidamente algum problema que surja. Para tal, a terapeuta e psicóloga Pat Carrington desenvolveu o chamado “EFT Check”, uma medida preventiva que pode nos ajudar muito nessas horas.

Use o EFT Check de preferência logo ao acordar, ou no meio de qualquer evento cedo de manhã, desde que se comece a fazer de maneira rotineira e automática.

Fazer um EFT Check é fácil. Traga ao pensamento qualquer problema atual que esteja incomodando. E faça para si a pergunta: “O que está incomodando minha cabeça no momento, causando algum estresse ou tensão? Quanto estresse eu sinto no momento (na escala de 0 a 10)?”

A partir daí, use a EFT na hora, para anular o problema em questão.

Os temas a serem identificados durante esse EFT Check diário podem ser os mais variados possíveis. O importante é parar no momento que se identifica algum problema e fazer a EFT imediatamente para o caso.

Eis aqui alguns exemplos:

Suponha que você esteja preocupado(a) com certa situação, que parece estar indo fora de controle.

Uma frase de EFT para o caso poderia ser: “Mesmo que meus planos não estejam dando certo, eu escolho ver e fazer as coisas certas na vida.”

Ou, se você está perturbado(a) por causa de alguém ou de uma situação, você poderá usar: “Mesmo que esse problema (ou pessoa) esteja me perturbando, eu escolho saber a maneira certa de tratar o caso.”

Ou, se você está sentindo alguma dor ou desespero, você pode falar: “Mesmo que eu esteja sentindo essa dor (ou desespero, etc.), eu escolho saber que isso vai passar (ou eu escolho ir atrás de uma solução para o caso).”

Frases como as citadas acima usam o método de escolha, uma maneira positiva de se usar a EFT, desenvolvida pela própria Pat Carrington e atualmente usada por quase todos os praticantes de EFT do mundo.

Pode-se também usar a frase padrão, que termina sempre em “eu me amo e me aceito profunda e completamente”, ou simplesmente “eu escolho ficar calmo(a) e confiante a respeito”.

Durante esse EFT Check, tente resolver o problema que incomoda, trazendo-o ao nível mais baixo possível (na escala de 0 a 10, preferencialmente ao nível 1 ou até 0).

Resolvido esse caso, você pode se perguntar mais uma vez se ainda há algo mais que incomoda. Pode ser que haja mais pontos a serem tratados.

Se você não tiver mais tempo para uma nova aplicação de EFT, então anote o caso e de preferência a frase de EFT a ser falada e guarde consigo para trabalhar nela durante uma brecha no dia.

Se você não consegue identificar nenhum outro caso específico que esteja incomodando, pode-se falar uma frase genérica de EFT, boa para se ter um bom dia pela frente.

Aqui estão dois exemplos que podem ser usados: “Mesmo que eu não saiba o que vai acontecer hoje, escolho ter calma e confiança e poder tratar com qualquer situação que surja.”

Ou, “Mesmo que eu não saiba o que vai acontecer hoje, eu escolho usar a EFT da melhor maneira para saber tratar qualquer coisa que surja.”

Não se atenha a fazer esse EFT Check apenas na hora de acordar. Também é uma ótima idéia fazê-lo na hora de ir dormir, para “limpar” qualquer assunto pesado do dia.

Não é demais aconselhar, também, fazer a EFT a qualquer hora do dia quando surge algum evento estressante.

De maneira geral, quando se faz esses EFT Checks periodicamente, a tendência é sermos mais eficazes em todos os aspectos da vida.

Apenas para resumir: Sente-se em um local confortável e sossegado e tente se lembrar de um ou mais problemas que incomodam. Quando identificar um problema, pare imediatamente e formule uma frase de EFT para tratá-lo.

Faça a EFT para esse problema usando essa frase até que consiga abaixar o nível de estresse para 0 ou 1. Depois, veja se ainda há outros problemas a serem tratados e faça o mesmo procedimento, na hora ou, se não tiver mais tempo, anote para fazê-lo mais tarde.

Lembre-se sempre de fazer esse EFT Check como a primeira coisa ao acordar, antes de ir dormir ou a qualquer hora do dia quando surgir alguma tensão. Pode ter certeza que seu dia a dia será bem diferente, para bem melhor.

Comentários