História da EFT

A origem da EFT remonta à medicina tradicional chinesa e à acupuntura. No entanto, a acupuntura tem a prática de tratar apenas problemas físicos. Foi apenas na década de sessenta do século passado que profissionais da saúde nos Estados Unidos começaram a investigar os benefícios da acupuntura para problemas psicológicos. Era o início da acupuntura emocional.

O Dr. Goodheart estudou a fundo a acupuntura e então a introduziu em um novo método que ele estava desenvolvendo chamado Cinesiologia Aplicada. Ele substituiu as agulhas por pressões dos dedos e viu que obtinha os mesmos resultados.

Já na década de setenta, o psiquiatra australiano John Diamond avançou ainda mais nos estudos, criando o que ele chamou de Cinesiologia Comportamental. Esse método usava auto-afirmações (frases ou pensamentos positivos) enquanto se estava aplicando os pontos da acupuntura, com o intuito de tratar problemas emocionais. Era o início do que mais tarde passou-se a chamar Psicologia Energética, que é a base da EFT.

Um psicólogo americano, Dr. Callahan, desenvolveu então um protocolo, ou uma estrutura fixa, para a aplicação nesses pontos dos meridianos. Isso já na década de oitenta.

Slide16

Foi de uma maneira inesperada que ele conseguiu descobrir o uso perfeito da técnica. Por dois anos ele já tratava de uma paciente, Mary, que sofria enormemente de medo de água, a tal ponto que ela não podia entrar em uma banheira sem se sentir mal. Um dia Mary citou que sua fobia dava um frio na barriga. O Dr. Callahan, por curiosidade, resolveu bater com os dedos embaixo dos olhos dela, pois esse é um ponto terminal para o meridiano do estômago. Mary respondeu que a sensação havia passado, mas não somente o frio na barriga, como também toda a fobia de água, e foi imediatamente a uma piscina próxima para provar o aparente milagre. Com a fobia, sumiram também as dores de cabeça e os pesadelos.

O Dr. Callahan começou então a explorar o uso estratégico de certos pontos dos meridianos para tratar vários tipos de fobia. A experiência com Mary marcou o começo de uma nova era na psicologia. Ele desenvolveu uma série de seqüências de batidas, ou algoritmos, uma para cada tratamento específico, e chamou a técnica de TFT, ou Thought Field Therapy, ou terapia no campo do pensamento. Seu procedimento é bastante complexo e requer muita experiência.

Gary Craig, um engenheiro americano e aluno de seu curso, desenvolveu um algoritmo muito mais simples e de aplicação universal. Surpreendentemente, os resultados foram tão bons quanto o método mais complexo. Sua intenção foi propagar essa prática de maneira mais simples e barata ao maior número de pessoas possível.

Slide17

Foi assim que nasceu a EFT, ou Técnica da Libertação Emocional. Isso no início da década de noventa. Atualmente a EFT é o método de energia psicológica mais famoso e amplamente usado no mundo. É provável que com o tempo a EFT mude os protocolos de tratamento psicológico para traumas assim como para outros problemas emocionais.

Comentários