EFT para Momentos de Crise

EFT para Momentos de Crise

Podemos estar passando por questões difíceis, e no meio dessas crises perdemos o equilíbrio e a clareza necessários para resolver a situação.

No momento, tenho recebido muitos pedidos para que aborde e crie um exercício de EFT para ajudar a aliviar a aflição criada pela crise política e econômica que o Brasil está passando.

Particularmente não gosto de citar o tema, muitas vezes criamos com isso um estado de espírito apocalíptico. Afinal, sempre estamos em crise. Nos altos e baixos da vida, o ideal é buscarmos o equilíbrio.

Eu costumo sempre citar o exemplo que se você ler um jornal de cem anos atrás, verá manchetes alarmantes de um mundo em crise. Isso sempre foi assim, e sempre será. E não deixa de ser uma grande crença limitante.

Muitas das crenças têm seu fundo de verdade, mas não deixam de ser limitantes. A crise brasileira atual é uma grande verdade e pode estar acima de nosso controle em resolvê-la. E isso nos cria um sentimento de insegurança e desespero, mas não deixa de ser um grande problema limitante.

Não é por isso que vamos nos paralisar. A nossa reação ou resposta para a crise é a chave para como sair disso ileso. O equilíbrio emocional nesse momento nos fará muito melhor do que o pânico. Essa ansiedade extrema, apesar das circunstâncias, é bastante prejudicial e não nos deixa ver uma saída.

É o que eu chamo de “modo de sobrevivência”. No primeiro sinal de perigo, nosso inconsciente entra em alarme e congela tudo dentro de nós que não seja essencial para a defesa. Por exemplo, em condições normais, se você sentir fome, você tomará alguma atitude para comer. No entanto, digamos que nesse momento você estivesse sendo atacado por um tigre. É óbvio que você iria sair correndo e nem pensaria no que comer.

Infelizmente, interpretamos muitas situações de nossas vidas como um sinal de perigo. No fundo, apesar de parecer, grande parte de tais questões não é perigosa, mas assim a interpretamos e nos congelamos perante o suposto ataque.

Aquietar a mente para poder encontrar o equilíbrio e o caminho do meio é essencial nesse momento. E a EFT é uma ótima técnica para nos ajudar nisso. É muito provável que a EFT em si não vá conseguir arrumar o caos criado fora de nosso controle. Mas, com certeza, ela pode mudar a nossa maneira de como vemos o problema e nos incentivar a uma solução pessoal.

Dizem que crise, no idioma chinês, é sinônimo para oportunidade. No meio de toda a confusão para a crise, por que não tomar proveito de uma mudança para melhor?

Segue um exercício de EFT para ajudar nessa transformação.

Publicações Relacionadas
Deixe uma Resposta

Your email address will not be published.Required fields are marked *